Apel

Ginestal Machado

Licenciado pela prestigiada Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto, Ginestal Machado iniciou a sua atividade como profissional liberal em 1973, desenvolvendo pequenos trabalhos individuais e colaborando, até 1975, com o Arq. Joaquim Marques de Araújo.

Entre 1975 e 1985, desenvolveu fundamentalmente projetos de edifícios de habitação social por encomendas diversas: Instituições Públicas, Câmaras Municipais e Cooperativas de Habitação.

Em 1985 fundou a APEL, empresa que atualmente, com mais de três décadas de atuação no mercado imobiliário, conta com um vasto portefólio de mais de 600 projetos.

No conjunto são obras que fazem de Ginestal Machado um dos arquitetos da sua geração que mais marcou a cidade do Porto, sendo também aqui que se tornou um arquiteto do Mundo.

Nas últimas quatro décadas, apesar da sua postura “low profile”, acabou por não passar despercebido, tendo-se visto envolvido em algumas polémicas a que o tempo veio dar-lhe razão.

Reconhecendo que a arquitetura é uma ciência interdisciplinar, a história comprovará como Ginestal Machado conseguiu ter uma intervenção social, dinâmica e conceituada através das suas obras.

Apel - Ginestal Machado

Após mais de quatro décadas de profissão e de três de existência da APEL (o gabinete que se confunde comigo), penso que é fundamental comunicar o trabalho que tem vindo a ser feito: já são mais de seiscentos projetos desenvolvidos em Portugal e pelos quatro cantos do Mundo!

Não posso deixar de sentir orgulho, por tudo o que já foi feito, pela obra que nasceu e pelos ensinamentos que eu e todos que fazem (ou fizeram) parte desta equipa tirámos destes anos de trabalho.

Espero que todos que me acompanharam ao longo destes anos sintam que o nosso relacionamento, o trabalho de equipa que se desenvolveu e tudo que passámos juntos tenha valido a pena! Sei que não foi fácil, conviver comigo nem sempre é fácil, mas sintam que tanto eu como a escola APEL, fomos mestres, colegas e amigos, pois a idade e a experiência diz-me que o resultado foi positivo! Confesso que nunca soube trabalhar em equipa, que nunca quis ser professor, mas sei que a minha, nossa, APEL, fez escola.

Arquitectura é arte e ciência e, por isso, talvez a profissão mais bela do mundo, a qual eu tenho a felicidade e o privilégio de ter!

 

Arquiteto Ginestal Machado

Homem de rara generosidade e um grande amigo! Ginestal é arquiteto e herdou do pai as grandes qualidades…

Domina completamente o projeto, e o ateliê é o seu lugar, é um senhor aí, no estirador e fora dele, rodeado de pinturas e objetos de arte, é um homem projetivo.

Muitas vezes me chamou para colaborar nos projetos dele. E fizemos desenhos que ele me pedia para os amigos e construímos amizade…que vai continuar!

Espero que um dia se faça um livro sobre ele, coisa que ele não quer…

É um homem que vai ficar na história do Porto.”

 

Testemunho do Escultor José Rodrigues, para o livro editado por Uzina Books sobre o Arquiteto Ginestal Machado (Porto, 2013)

Apel - Ginestal Machado

 Átrio principal do Edifício Porto Innova – Sede Associação Nacional de Farmácias

Apel -