Apel

Sobre Nós

A APEL é uma empresa portuguesa fundada em 1985, por Ginestal Machado, que desenvolve a sua atividade no mercado do imobiliário nacional e internacional, concebendo e desenvolvendo projetos de arquitetura e de especialidades.

Muitos dos edifícios comerciais e complexos de habitação construídos nas últimas décadas no Porto são da autoria da APEL. Um grande número de obras de dimensão significativa sobretudo no distrito do Porto, mas também em várias outras cidades portuguesas. Centros Comerciais e de Negócios, Edifícios Multifuncionais e grandes Complexos Habitacionais absorvem boa parte da produção do ateliê de Ginestal Machado, devendo-se-lhe também, várias obras de remodelação, recuperação e reabilitação patrimonial de edifícios e espaços classificados.

A internacionalização foi um dos maiores desafios abraçados pelo Arquiteto, que hoje se pode afirmar como arquiteto do Mundo, tendo projetado já para Espanha, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Argélia, Venezuela e Brasil.

0
Projectos
0
Países
0
Construídos

A história da APEL

1985

Ano de fundação da APEL.

1985-1995

Década definida como “época de ouro”, na qual se desenvolveram grandes projetos imobiliários, de onde se destacam os Edifícios do Lago, o Capitólio, o Arrábida Shopping, a Remodelação do Grande hotel da Figueira, São João Bosco, entre muitos outros.

1995-2005

Época de grandes projetos na zona oriental da cidade do Porto: uns acabaram por não acontecer, como o Empreendimento Alameda de Cartes e outros avançaram, como o Dolce Vita Porto (atual Centro Comercial Alameda).

Foi nesta época, que se desenvolveu o primeiro empreendimento em Lisboa – O Condomínio do Parque.

Ainda no Porto, projetaram-se vários condomínios residenciais, como o Douro Villas, de grande sucesso comercial.

2005-2015

Esta foi uma década de grandes obras, como a Sede da EDP e o Boavista Prime Residence.

Foi também uma época na qual a APEL esteve envolvida na reconversão da antiga zona industrial do Porto, através de projetos marcantes como a Sede da Associação Nacional de Farmácias e o Porto Office e na requalificação do espaço em frente ao Hospital de S. João, com o Paços São João.
No entanto, neste período, Portugal atravessou uma forte crise económica, e Ginestal Machado abraçou um dos seus maiores desafios: a internacionalização, sobretudo em Angola, S. Tomé e Príncipe, Venezuela e Brasil.

2015-Até Hoje

Com a retoma económica, a APEL volta a ser procurada, não só por clientes antigos, como também por novos investidores. Ao longo dos últimos anos, tem desenvolvido importantes projetos no âmbito da reabilitação, como A Brasileira Hotel (já concluído) e o Palácio dos Correios (ainda em obra) e também no crescimento de novas áreas habitacionais, como com o Edifício Ouro Residence (em obra) na marginal do Rio Douro ou o Empreendimento Paços da Prelada” (dos cinco lotes, um encontra-se em obra e outro já concluído), na Prelada.

Com várias obras em andamento, o gabinete tem ainda diversos projetos em curso, como a reconversão do Ex Colégio Almeida Garrett.

Embora a boa fase no setor imobiliário que se atravessa em Portugal, a internacionalização continua a ocupar uma parte significativa da produção do gabinete de Ginestal Machado.

Serviços

Apel - Arquitectura e Especialidades

Arquitectura e Especialidades

  • Os nossos arquitetos e engenheiros combinam conhecimentos para criar soluções integradas e sustentáveis.
Apel - Reabilitação Urbana

Reabilitação Urbana

  • Executamos e viabilizamos qualquer tipo de projeto de reabilitação, incluindo em património classificado.
Apel - Planeamento e Urbanismo

Planeamento e Urbanismo

  • Serviço que engloba estudos e projetos com influência no espaço público.
Apel - Sobre Nós